quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Moção de apoio às famílias despejadas do Jd. Santo André.






Venho por meio desta repudiar a atitude da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) que realizou uma reintegração de posse, nesta terça-feira (20/09), no Jd. Santo André, em Santo André. Estima-se que 111 famílias foram despejadas, sendo que boa parte delas não têm para onde ir e, com isto, repudiamos também a omissão da Prefeitura Municipal de Santo André que se eximiu da responsabilidade de atender as famílias sem cadastro, por se tratar de um terreno Estadual.
A CDHU realizou a ação, mediante decisão da juíza Luciana Biagio Laquimia e, ainda baseado na desculpa de que aquela era uma área de risco.
Ocorre que muitas destas famílias não tinham cadastro e, por isso, não têm o direito de receber o benefício do Aluguel Social, e agora estão sem ter para onde ir e sem garantia de atendimento definitivo em projeto habitacional da CDHU ou mesmo municipal. Ainda os que tiveram acesso ao benefício, não conseguem alugar casa com os valores oferecidos pela Companhia, que giram de R$ 280,000 a R$ 380,00, devido à especulação imobiliária cada dia mais presente na região do ABCDMRR, que encarece cada vez mais o aluguel.
Com isto, manifesto meu total apoio às famílias despejadas... mais uma vez, o direito habitacional esbarrou na burocracia da administração pública.
Recordo com este manifesto, também, que a cidade de Santo André é uma das que mais exploram o fator de especulação imobiliária no ABC, uma vez que há mais apartamentos vazios na cidade do que o próprio déficit habitacional municipal.
Venho também me solidarizar com os companheiros, assistentes sociais, que foram demitidos por lutar pela garantia do direito habitacional de tais famílias, em especial o assistente social Adailson Luiz Nascimento, companheiro de luta e amigo de todas as horas.

  • Basta de especulação imobiliária nos municípios do ABC;
  • Que Santo André faça cumprir a lei que diz respeito à função social da propriedade urbana, concedendo os apartamentos vazios que estão supervalorizados no centro da cidade a quem realmente precise de um lugar para morar;
  • Que o CDHU garanta atendimento no Auxílio Aluguel para estas famílias sem cadastro e, na impossibilidade de atendimento via projetos da Companhia do governo Estadual, que a Prefeitura de Santo André garanta o aluguel social às famílias despejadas sem cadastro do Jd. Santo André, garantindo atendimento posterior em projeto de habitação da Prefeitura.
  • Todo apoio e solidariedade aos companheiros demitidos.
Fonte: 
Acesso em : 22/09/2011 às 13h30min

Um comentário: