quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dicas de filmes

Olá pessoas!
Saindo um pouco do tema da política, mas ainda falando sobre ela, venho deixar aqui algumas dicas de filmes com os quais me identifiquei.

Começo com as animações:

                                    
                               
Mary e Max: Uma amizade diferente (2009)
 Uma animação belíssima com um estilo bastante diferente do que estamos acostumados a ver. Não é uma animação infantil, pelo contrário. É uma animação bastante densa e dramática, que conta a história de uma menina australiana que se torna amiga por correspondência de um homem americano de 40 anos, portador da Síndrome de Asperger.
Esta película encantadora mostra como é barbára a troca de experiência entre pessoas opostas e incluso nisto está o processo de aprendizagem e compreensão multua.
Difiícil assistir, sem se emocionar.

Realização: Mark Gooder, Paul Hardart, Tom Hardart, Bryce Menzies, Jonathan Page
Duração: 92 min.
País: Austrália



Persepolis (2007)
Um filme ambientado no fim dos anos 70, no Teerã, capital do Irã. Conta a história das várias etapas da vida de Marjane, uma mulher iraniana que vive todo o processo da revolução que culminou na derrocada do Xá, a guerra do Iraque imposta a seu país, a repressão fundamentalista imposta às mulheres, o encontro com o punk e com a cultura ocidental, a fuga para a Europa e o reencontro com o país de origem, totalmente devastado pela guerra. Um filme de caráter existencialista, que coloca em cheque a crença em Deus e ao mesmo tempo, questiona o niilismo. Um filme leve, mais que ao mesmo tempo te faz pensar na condição dos seres humanos em um país onde a guerra e a repressão perduram.

Realização : Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi
Duração: 96 min
Idioma : Francês


Terra Fria (2005)
Um filme baseado em fatos reais, ambientado nos Estados Unidos, no final da década de 80, que conta a história de Josey Ames, trabalhadora do ramo de mineração. Apesar de ser discriminada no ambiente de trabalho pelo fato de ser mulher, ela passa a lutar nas assembleias de seu sindicato, totalmente machista, por melhores condições de trabalho para as mulheres na mina. Mostra exatamente a condição da mulher no sistema capitalista e patriarcal, a competição entre homens e mulheres no mercado de trabalho, o estupro, a maternidade, a discriminação contra as mulheres trabalhadoras.
No cartaz do filme, está a sintese de toda a história: "Tudo o que ela queria era fazer a vida. Acabou fazendo história".
Filme imperdível para quem quer refletir e discutir sobre relações de gênero e identidade de classe no capitalismo.

Direção: Niki Caro
Atores: Charlize Theron, Elle Peterson, Thomas Curtis, Frances McDormand.
Duração: 126 min.


 MIlk: A voz da igualdade (2008)
Um filme maravilhoso que se passa na década de 70, em São Francisco, sobre a vanguarda do movimento gay nos EUA. Conta a história de Harvey Milk - brilhantemente interpretado por Sean Penn - grande militante da causa gay, que viria a se tornar político americano, posteriormente.
 Mostra a correlação de forças na política que sempre nos subtraem condições de levarmos adiante a defesa de direitos civis elementares. Por isso, "Milk" mostra exatamente como funciona o jogo sujo da religião na política institucional para que os LGBTs tenham suas causas ridicularizadas ou invisibilizadas.
Vou párar por aqui, pois se não vou acabar contando o final hehe.


Direção: Gus Van Sant
Atores: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna.
Duração: 128 min

Uma outra história americana (1998)
Filme denso que conta a história de Derek, jovem neonazista que vai párar na cadeia por assassinato motivado por razões étnicas, e lá descobre que todas as suas convicções em relação às minorias sociais estavam equivocadas. O filme é interessante porque mostra o processo de construção de uma pessoa fascista e esta construção está fatídicamente ligada à barbárie inerente às contradições entre capital e trabalho. Paralelamente a isso, o filme mostra a história do irmão mais novo de Derek, interpretado por Edward Furlong, que está prestes a assumir a liderança de um grupo nazi em sua cidade... toda esta história de intolerância e ódio culmina num final surpreendente, que dialeticamente nos remeterá ao início do filme... a todo o processo de construção do sujeito concreto. O filme é um pouco violento, tire as crianças da sala.

Direção: Tony Kaye
Atores: Edward Norton, Edward Furlong, Beverly D'Angelo, Jennifer Lien.
Duração: 119 min


Terra e Liberdade (1986)
Conta a história de David Carr, jovem comunista inglês que deixa Liverpool, em meados dos anos 30, para lutar na guerra civil espanhola junto ao grupo armado de esquerda, P.O.U.M. (Partido Operário de Unificação Marxista), contra o fascismo de Franco.
O filme é excelente, colocando em questão a divisão das esquerdas como fator preponderante para a ascensão da barbárie.
Super cult... assista!

Direção: Ken Loach
Elenco: Ian Hart, Rosana Pastor, Icíar Bollaín, Tom Gilroy e Marc Martinez
Duração:109 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário