segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Contra a construção de Belo Monte

Mais um presidente do IBAMA pediu demissão de seu cargo. Abelardo Bayama Azevedo, assim como seu antecessor, Roberto Messias, sucumbiu à forte pressão exercida pela Eletronorte e por outras empresas para a liberação da licença ambiental referente à Construção da Usina Belo Monte. Tal projeto visa a construção de uma hidrelétrica a ser implantada em um trecho de 100 quilometros do Rio Xingú, Estado do Pará.
O projeto de construção da hidrelétrica apresenta inúmeras irregularidades, além de implicar ataques às populações ribeirinhas.
Estima-se que a hidrelétrica inundaria 100.000 hectares da floresta, impactando centenas de quilômetros do Rio Xingú e expulsando 40.000 pessoas de seus domicílios, dentre elas indígenas e ribeirinhos que precisam do rio para a garantia de sua sobrevivência.
O projeto tornou-se tão oneroso para o Estado, que o governo precisou usar fundos de pensão e financiamento público para pagar a maior parte do investimento, conforme o chamado da Avaaz para assinatura de petição contra o andamento do processo de licença referente à construção da usina.
A hidrelétrica, apesar de ser planejada para ser a maior do Brasil e a terceira maior do mundo, não seria tão produtiva como afirmam alguns políticos e empresários do ramo. Estima-se que a usina produziria apenas 10% de sua capacidade no período da seca, de julho a outubro.
Em suma, apesar de os defensores da barragem - basicamente as empresas, empreiteiras e seus lobistas com forte influência sobre os políticos deste país - afirmarem que a construção desta usina suprimiria a demanda por energia no país, sabemos que, ao contrário, tal construção faraônica produziria a devastação de boa parte da floresta amazônica, além de expulsar famílias que criaram suas raízes sociais e de convivência no local, não atentando para a dignidade humana de tais pessoas, preferindo os lucros ao equilíbrio do meio ambiente e à justiça social, detalhe óbvio em se tratando de empresas privadas, que buscam o lucro a qualquer custo. Precisamos mostrar aos governantes outras alternativas para a produção de energia, muito mais limpas e verdes, como a eficiência energética.
As obras podem começar a partir de fevereiro deste ano. Segundo o ministro de Minas e Energia, Édson Lobão, a próxima licença será aprovada em breve. Portanto, precisamos fazer alguma coisa antes que o pior aconteça.
Assine a petição online organizada pela organização Avaaz (em português, "voz"), que tem como missão organizar pessoas ao redor do mundo para a construção de um mundo mais justo, pelo endereço http://www.avaaz.org/po/pare_belo_monte/97.php. Tal petição será encaminhada à presidenta da república, Dilma Rousself, quando atingir a marca de 150.000 assinaturas.
Visite também o site da organização http://www.avaaz.org/ e conheça mais este trabalho.


Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário