domingo, 21 de novembro de 2010

Pensam que a gente é mercadoria. VERGONHA!

Pois é, companheiros!
Hoje foi dia de boicote ao Enade. Dia de dizer não ao ranqueamento das universidades, não à Reforma Universitária e sim à uma avaliação crítica que de fato contemple a análise de todas as esferas do Ensino Superior brasileiro e, não apenas o desempenho dos alunos.
Mas, apenas três dias antes do tal exame, a mantenedora da FAPSS cumpriu um papel nefasto, manifestando um comportamento ultra antiético: aos estudantes do quarto ano, a FAPSS ofereceu um emprego de monitor/assistente social trainee para aqueles que tiverem melhor desempenho no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e melhor nota no Enade. Para os alunos do primeiro ano, a FAPSS ofeceu uma bolsa de estudo de 20% por seis meses aos alunos que tiverem boas notas no Enade.
Diante disto, nós, CA da FAPSS-SP e da FAPSS-SCS, fizemos um abaixo assinado para que o edital de bolsas de estudo se estendesse a todos os alunos e, não apenas aos alunos do primeiro ano que fizessem o Enade. Também fizemos um manifesto de repúdio ao ato da FAPSS de nos oferecer um emprego em troca do Enade. Não somos putos!!!! Temos dignidade! Não precisamos de um emprego temporário precário em troca da venda da nossa dignidade!
Além disso, a FAPSS coloca os alunos do quarto ano em franca concorrência, além de se aliar à precarização do trabalho, nos ofertando trabalho temporário e mal remunerado.
Esta oferta só esconde a real situação da FAPSS: não temos prédio próprio; nosso direito de organização é atacado todos os dias; a mantenedora não abre o diálogo para a redução de mensalidades e reversão do método semestral; boa parte dos alunos não tiveram as condições necessárias para estudar, como no caso dos alunos deficientes que não tiveram acessibilidade durante grande parte do ano letivo; os melhores professores estão indo embora, enquanto cresce o aparelhamento político-partidário petista.
Segue o nosso manifesto de repúdio, do qual participei da elaboração em conjunto com a companheira Natália, do segundo semestre e Andrea, do CA da FAPSS-SP. Mais tarde, postarei fotos do nosso ato!


MANIFESTO DE REPÚDIO DOS ALUNOS DA FAPSS-SP E FAPSS-SCS EM RELAÇÃO À POSTURA DA MANTENEDORA SOBRE O ENADE
Nós, dos Centros Acadêmicos e alunos da FAPSS-SP e da FAPSS-SCS, vimos por meio deste manifesto repudiar a posição da mantenedora em oferecer vagas de Assistentes Sociais/ Trainees para os alunos do 8º período mais bem colocados no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior) juntamente com a nota referente ao Trabalho de Conclusão de Curso.
Compreendemos que este posicionamento da Instituição se dá sob a perspectiva mercadológica de ensino, tentando ofuscar as atuais falhas da FAPSS, tanto no que diz respeito à questão da infra-estrutura, como da questão da qualidade do ensino, que tem se precarizado ano após ano.
Consideramos este posicionamento da mantenedora antiético por acirrar a concorrência entre os alunos em nome de uma boa posição na média do ENADE e assim, ter seu nome entre as faculdades mais destacadas a oferecerem o curso de Serviço Social.
Com isto, exigimos a implantação de um Serviço Social universitário eficiente e que garanta a assistência estudantil. Entendemos que esse processo seletivo deve se estender prioritariamente aos ex-alunos formados pela FAPSS há mais tempo e que estão desempregados.
Da mesma forma, repudiamos também a oferta da mantenedora da FAPSS em oferecer “bolsas de estudo” de 20% aos alunos do 2º período que obtiverem média igual ou superior a 3 no ENADE. Na verdade, entendemos que não se trata efetivamente de uma bolsa de estudos, mas sim de um desconto que tem validade por apenas 6 meses e que atingirá um número insignificante do corpo discente.
Por isso, lançamos também um abaixo assinado pela abertura de edital para concessão de bolsas de estudo a todos os alunos.
O tripé ensino-pesquisa-extensão é um dos princípios da formação profissional contidos nas diretrizes da ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e sua ausência é uma grande deficiência da faculdade. Não observamos, em nenhum momento, a manifestação da direção/mantenedora e/ou coordenação com propostas para o investimento na área de pesquisa e extensão.
Não acreditamos em uma avaliação institucional que tem como foco apenas o desempenho dos alunos!
 Nossa reivindicação está pautada na qualidade de ensino, que abrange o tripé ensino-pesquisa-extensão, melhorias na infra-estrutura e acessibilidade garantida.
Queremos construir uma faculdade que se consolide em bases democráticas, que garanta voz e voto aos estudantes e ofereça ensino de qualidade!
CENTRO ACADÊMICO - GESTÃO FENIX
CENTRO ACADÊMICO XV DE MAIO – GESTÃO REALIZAÇÕESS

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